Big Ben

O touro Big Ben da Santa Nice merece um capítulo a parte na história da Santa Nice. Além de um Campeão absoluto nas pistas, consagrado com o título de Grande Campeão Nacional, Big Ben foi recordista na comercialização de sêmen (quase 270 000 doses em apenas 7 anos de vida), destaque em todos os sumários e TRI-CAMPEÃO do Ranking da ACNB como Reprodutor. Nos últimos anos as filhas do Big Ben bateram inúmeros recordes de preço pelo Brasil a fora e hoje se destacam no Ranking Nacional como mães dos campeões, a exemplo das Elegances, Absoluta CS, Prada, Conchitas, Ryatna 14, entre outras.Big Ben tem sêmen disponível na central ABS PECPLAN (tel: 034 3319 5400) ou diretamente na fazenda, onde o pedido pode ser solicitado via site ou em qualquer um dos telefones de contato. ABS PECPLAN.

Genealogia

Filho do Fajardo em vaca Inca, Big Ben foi a primeira cria da Comporta, vaca que além de grandes raçadores como o Inca, também tinha em sua genealogia o Ediri da Santa Cecília, um filho do Golias em vaca Chumak. Big Ben é dono de uma linhagem aberta e um raro pedigree, com três touros indianos em sua genealogia (Bazuá, Meru e Chandalluru).

Big Ben produziu sêmen aos 16 meses de idade e já tinha filhos nascidos antes mesmo de ser Campeão Nacional;Em uma única coleta chegou a produzir 1.286 doses em perfeito estado; Big Ben chegou a conquistar mais de 30 campeonatos nas mais pesadas exposições do Brasil; Um de seus

primeiros filhos foi o Maghaiver da Santa Nice, que futuramente viria a ser o Grande Campeão Nacional da Expozebu 2003. Maghaiver foi fruto de uma monta natural do Big Ben, ainda jovem, com a Aeroxia, uma novilha que ficava nas redondezas da baia. Infelizmente a Fazenda Santa Nice perdeu o Big Ben ainda muito jovem, com apenas 7 anos de idade, fruto de complicações causadas por um acidente enquanto coletava sêmen na central ABS Pecplan. Durante a monta o touropisou em falso e acabou fraturando o joelho. A Santa Nice tentou de tudo para recuperá-lo, contando com a ajuda de inúmeros profissionais, mas infelizmente o touro não conseguia mais se levantar e foi sacrificado na USP de Botucatu.Hoje a fazenda mantém um “memorial” nas baias da fazenda onde tem a cabeça do Big Ben embalsamada. Em sua curta vida Big Ben deixou seu legado e com certeza perpetuará seu nome pelo resto da história da raça Nelore.

Última atualização: 18 de outubro de 2017